Ser Coração de Maria no Coração do Mundo

Um convite à espiritualidade, missionariedade e vocação Cordimariana

Prof.ª Dra. Irmã Sandra Regina
FCIM – Cordimariana
Novembro/2025

Você já ouviu falar em ser Coração de Maria?

Para nós, Filhas do Coração Imaculado de Maria — as Cordimarianas — essa expressão não é apenas um símbolo de devoção. É o centro da nossa vida, da nossa missão e da nossa vocação. É o jeito particular que Deus nos inspirou a viver no mundo: ser coração de Maria na compaixão e na misericórdia, com amor e sacrifício.

Inspiradas pela espiritualidade do nosso fundador, Padre Júlio Maria de Lombaerde, buscamos viver como Maria viveu: com fé profunda, simplicidade de coração, sensibilidade diante do sofrimento humano e disponibilidade total à vontade de Deus.


O que significa ser Cordimariana?

Ser Cordimariana é deixar que nosso coração bata no ritmo do amor que se doa, que acolhe, que perdoa e que se compromete, sobretudo com os mais pobres e oprimidos. Nosso carisma se expressa de forma concreta na missão:

🌿 na educação,
🌿 na saúde,
🌿 nos meios populares,
🌿 na vida pastoral e comunitária.

Em cada espaço onde estamos, queremos levar esperança, cuidado e dignidade, sendo presença de ternura e força, como Maria foi ao longo de toda a sua vida.


Maria: nossa inspiração e caminho

Maria é o modelo que ilumina nossa forma de ser e agir. Ela nos ensina:

– a escutar com atenção o Espírito Santo;
– a dizer “sim” com coragem;
– a caminhar com quem sofre;
– a servir com amor e disponibilidade;
– a guardar no coração a história de Deus que se revela na vida de cada pessoa.

Ser Coração de Maria é encarnar essa atitude no cotidiano: viver com ternura e firmeza, com compaixão e misericórdia, com um amor capaz de sacrifício, entrega e esperança.


O carisma Cordimariano no mundo de hoje

Em cada tempo e em cada realidade, nossa vocação permanece atual e necessária. Nosso compromisso é viver o Evangelho de forma fiel e concreta, em comunhão com a Igreja e segundo o espírito legado por Padre Júlio Maria de Lombaerde.

Por isso, dizemos com convicção: nossa vocação é simples e exigente — ser coração de Maria no coração do mundo. E isso só é possível quando unimos oração, missão e disponibilidade para servir.


Um convite vocacional

Se este modo de vida toca o seu coração, talvez Deus esteja lhe fazendo um chamado.
Quem desejar nos conhecer mais e descobrir a beleza da Vocação Cordimariana pode visitar nossas redes sociais e entrar em contato com o secretariado vocacional ou com uma Comunidade Cordimariana em sua cidade (anexo na bio).

Se você se sente chamada a viver como Maria, com um coração entregue e missionário, venha fazer parte da família Cordimariana através da Vida Consagrada Religiosa.

A casa está aberta. O coração também.
E Maria segue guiando cada passo de quem deseja amar como ela amou.